No livro REIKI, GUIA PARA UMA VIDA FELIZ, de João Magalhães encontramos na página 47:
“O Reiki é a energia universal, emanada pela fonte, que está em todo o Universo, em todo o lugar e que nos trás vitalidade. É a energia usada no Método de Cura Natural, criado pelo Mestre Usui.“
No Japão, o Mestre Mikao Usui (julga-se que em 1922) descobriu a energia, quando após um retiro de 21 dias ao monte Kurama, se feriu num dedo do pé e conseguiu curar-se.
Aperfeiçoou a técnica, chamou-lhe Usui Reiki Ryoho e fundou uma escola onde ensinou esta filosofia de vida, até ao seu falecimento em 1926.
O Reiki (assim chamado de forma mais abreviada) assenta em 5 princípios:
Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.
(Se pensarmos bem, todos nós deveríamos seguir estes princípios e de certeza que viveríamos num mundo melhor. Experimentem pensar neles todos os dias durante uns minutos, ou em alturas mais difíceis.)
Para ajudar os seus alunos, na aprendizagem, seleccionou 125 poemas do Imperador Meiji, usados em meditação (este Imperador foi de grande importância para o Japão e terá escrito milhares de poemas). Ao longo do tempo irei trazer até aqui os poemas.
Mas o Reiki é mais que uma filosofia de vida, é também um método de cura. Enquanto terapia, a energia é passada através do praticante e pelas suas mãos chega ao receptor. As mãos podem tocar levemente no receptor ou ficarem a uma curta distância.
O Reiki promove o equilíbrio energético que leva à melhoria do bem estar físico e emocional.
Pode ser aplicado em qualquer situação de doença, mas sempre após um diagnóstico médico. Sendo uma terapia complementar, vai ajudar em tratamentos, sem causar efeitos secundários.
Dei a conhecer um pouco do Reiki e do seu fundador, mas muito mais haveria para dizer.
Deixe um comentário