Reiki é uma filosofia de vida e uma terapia. Quando falo de Reiki em Animais, estou a falar em terapia, uma vez que para os animais é essa a vertente que reconhecem. Existem situações em que o Reiki pode ajudar o animal, não esquecendo que qualquer situação anormal que detecte deve sempre consultar o médico veterinário. E quais são os benefícios do Reiki nos animais?
- Promove o relaxamento e tranquilidade do animal;
- Alivia a dor quer seja crónica ou aguda;
- Ajuda na cicatrização de feridas e suturas;
- Apoia na recuperação no pós-cirúrgico;
- Ajuda em tratamentos mais agressivos e de longa duração;
- Ajuda em casos terminais.
Promove o relaxamento e tranquilidade do animal
Há muitas situações que causam stress e ansiedade nos animais. Pode ser por mudança de casa, por introdução de um novo elemento na família, seja humano ou não humano. Se o animal foi adotado, a saída da associação ou canil também traz motivos de ansiedade. Nesse sentido, possibilitar que o animal receba Reiki antes e depois das situações ocorrerem, pode ajudar o animal a lidar melhor com elas, uma vez que estará mais relaxado e tranquilo. Se não for possível proporcionar antes, fazê-lo depois também irá ajudar.
Alivia a dor quer seja crónica ou aguda
Em casos de lesão, a aplicação de Reiki pode aliviar a dor, se aplicado regularmente. Também nos casos de problemas articulares, por exemplo, pode ser bastante útil.
Ajuda na cicatrização de feridas e suturas
Por si só ajuda na cicatrização, mas se for aplicado em simultâneo com medicamentos para esse efeito vai potenciar os resultados.
Apoia na recuperação no pós-cirúrgico
Seja qual for a cirurgia há sempre a necessidade de recuperação e a aplicação de Reiki proporciona tranquilidade, alívio de dores e uma melhor cicatrização, pelo que o processo será menos traumatizante para o animal e também para os seus guardiões.
Ajuda em tratamentos mais agressivos e de longa duração
Em casos de tratamentos com quimioterapia, a aplicação antes e depois do tratamento pode ser muito útil. Antes, permite que o animal esteja mais tranquilo e assim o seu corpo fica melhor preparado. Após, vai ajudar a eliminar os efeitos secundários, mas também a potenciar a eficácia do tratamento.
Ajuda em casos terminais
Esta é sem dúvida a situação mais complicada pela qual os guardiões passam, mas também os seus animais. Quando já não é possível reverter um estado de doença ou por velhice, a aplicação de Reiki vai dar a tranquilidade necessária ao animal.
[…] primeiro lugar, um dos principais benefícios do Reiki (já falei sobre este tema aqui) é promover a tranquilidade. Assim, estando o animal calmo, qualquer tratamento tem um efeito mais […]